sábado, 20 de março de 2010

Do banco da praça para o Banco do Brasil

Ubirajara Gomes da Silva passou na 136ª posição, entre 171 classificados para Recife. Ele carregava pasta com cópias de apostilas e provas e estudava em praças e bibliotecas. Enquanto vivia de fazer bicos e pedir esmolas, Ubirajara, de 27 anos, passou quase um ano carregando pelas ruas de Recife uma folha de papel dobrada com o comprovante de classificação do concurso do Banco do Brasil.
Em junho de 2008, foi convocado para assumir o cargo de escriturário cujo salário inicial é de R$ 942,90 mais gratificação de 25%.
A aprovação não significou apenas um emprego para ele. Morador de rua há 12 anos, ele finalmente vai realizar o desejo de ter um lar. Nos dias que antecederam a posse de seu cargo, Ubirajara viveu dias de "celebridade" nas ruas da capital pernambucana e também no site de relacionamento Orkut - quase 400 recados foram postados em seu perfil com saudações pela conquista e votos de boa sorte, principalmente de candidatos a concursos.
Pergunto-me: Como um morador de rua tem um perfil no Orkut? Ubirajara costumava usar computadores de bibliotecas públicas e lan houses que cobram preços baixos pelo uso. Ele escolhia entre comer e acessar a internet.
O acesso a internet foi fundamental para essa grande mudança em sua vida, visto que foi pela grande rede de computadores que ele leu o edital do concurso, conseguiu material de estudo e trocou informações com outros candidatos. A Internet foi a responsável por lhe dar as boas novas: em setembro de 2007, três dias antes de completar 27 anos, ele recebeu a notícia que havia sido classificado no concurso.
O concurso teve mais de 19 mil candidatos inscritos - no entanto, creio que grande parte desses candidatos tinha bem mais condições de passar nesse concurso. No entanto, Ubirajara não se deixou abater. Na prova realizada, ele acertou 116 das 150 questões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário